Fundador do Hospital Daher foi homenageado com Mérito Mercador Candango 2015
Evento aconteceu no dia 15 de julho, em Brasília
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF) homenageou 15 personalidades de Brasília que, aqui vivendo, lançaram suas raízes e ajudaram a construir a cidade, com o Mérito Mercador Candango 2015. Dentre eles está o cirurgião plástico e fundador do Hospital Daher Lago Sul, José Carlos Daher. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho de empresários que acreditam no desenvolvimento do Distrito Federal e que ajudam a gerar emprego e renda na capital.
Carioca, José Carlos Daher atua em Brasília há 43 anos. Em 1979, inaugurou a Clínica Daher de Cirurgia Plástica, que vinte anos depois, se transformou no Hospital Geral Daher Lago Sul. Hoje, a instituição gera, aproximadamente, 4 mil empregos diretos e indiretos. Para o especialista, o Mérito Mercador Candango é uma bela homenagem, pois reconhece todo o seu esforço para implantar um dos maiores centros de medicina da capital do país. “Fiquei muito orgulhoso com o prêmio e o considero uma honraria muito importante, pois ele vem de uma instituição de peso, que é puramente brasiliense e dirigida por pioneiros. O fato de terem me incluído na lista de empresários que contribuíram para o desenvolvimento da cidade foi emocionante, porque, na verdade, estão homenageando uma vida dedicada à causa de nossa querida Brasília”, revela.
José Carlos Daher passou a infância em Ipameri de Goiás e foi estudar medicina no Rio de Janeiro, então capital federal e sede das melhores escolas do país. Entretanto, sempre teve o sonho de voltar à paisagem do cerrado, onde brincou, cresceu, aprendeu a pescar e até a caçar. “Sempre fui apaixonado pela vida do campo, e, quando me formei em cirurgia plástica, não havia muitas oportunidades no interior e também não me apetecia morar nem no Rio e nem em São Paulo. Foi quando surgiu Brasília, e antevi a possibilidade de viver em uma cidade projetada para ter um grande destino e rodeada pelos belíssimos campos de Goiás”, conta.
Após passar pela última etapa de expansão, o Hospital Daher conta hoje com 150 leitos, entre Unidades de Terapia Intensiva, apartamentos, centro clínico, enfermaria e pronto-socorro, com capacidade de atender até 18 mil pacientes por mês. Além disso, possui um Centro de Imagem equipado com aparelhos importados, de última geração, um Centro de Oncologia, remodelado e revigorado com o que há de mais moderno em tecnologia para o tratamento do câncer, e um novo Centro de Cardiologia, em fase de conclusão, munido de serviços de diagnóstico em hemodinâmica que permitem identificar obstruções das artérias coronárias e avaliar o funcionamento detalhado do coração e do músculo cardíaco. Daher diz que o projeto, que começou há exatos 36 anos, cresceu junto com a cidade. “Muitos jovens que aí estão nasceram no hospital, trabalham no hospital e hoje têm filhos tratados no hospital, por isso o considero uma parte integrante do organismo vivo que é Brasília”, afirma.
Além de José Carlos Daher, também foram homenageados com o Mérito Mercador Candango 2015 os empresários: Akihiko Okada, do Supermercado Tóquio; Avaldir Oliveira, da CTIS; Carlos Recch e Cecin Sarkis Simão, das Lojas Cecin Sarkis; Cleuza Ferreira, da Magrella; Cristina Boner, do Grupo TBA Informática; José Celso Gontijo, da JC Gontijo; Julio Cesar Peres, do Sinduscon; Luiz Cesar Cunha Sales, do Grupo Unicom; Moema Leão, da Casa Cor; Nilton Alves Ferreira, do Centro Educacional Delta; Ramez Lutfalla, da São Geraldo; Stephanny Oliveira, do Salão de Beleza; e Wlanir Santana, da WS Modas.
A 8ª edição do evento ocorreu no dia 15 de julho, em uma cerimônia na casa de festas Hípica Hall. Pelo menos 900 pessoas compareceram ao local para prestigiar o prêmio.
Fotos: Raphael Carmona/ Fecomércio-DF
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!